top of page

Poluo, logo existo


Alvorada

Muita opinião e pouco propósito.


1. Existe um ciclo de oxigênio em equilíbrio no planeta.

2. Quem produz oxigênio é a fotossíntese, através das plantas, incluindo principalmente os plânctons e algas que estão no universo aquático, principalmente os oceanos que representam 70% do planeta. Esses sim são os verdadeiros produtores de oxigênio.

3. Nós produzimos gás carbônico através da respiração dos seres vivos, incluindo aí a própria floresta, decomposições de plantas e animais, digestão oriunda da produção em massa de carne bovina e das queimas de carbonos fósseis.

4. Esse ambiente encontra apoio num ciclo de carbono, sendo resgatado da atmosfera e transformado novamente em carbono fixado ou massa. (caules, folhas, frutos, sementes e raízes e mais gente consumindo)

5. O Brasil produz essa massa através de alimentos para o mundo.

6. Portanto as grandes extensões de áreas produtivas são importantes para o mundo e para a economia do País.

7. São inevitáveis para isso, que ocorram desmatamentos.

8. Também, o oportunismo de resgatar dinheiro com a venda desse carbono, inibindo parte do ciclo é uma realidade nefasta.

9. O fogo faz parte do ciclo, dando oportunidade para nova vegetação e resgate do mesmo carbono projetado na atmosfera com a queima.

10. A floresta não está pegando fogo. O fogo é ateado desordenadamente nas áreas desmatadas sem planos de manejo ou leis complementares que protejam as reservas da biosfera.


As espécies mais simples, as algas azuis, lançaram oxigênio na atmosfera primitiva da Terra há 3,5 bilhões de anos. Se isso não tivesse acontecido, plantas e animais nunca teriam surgido. Portanto nossa insignificância, não seria capaz de mudar isso nessa fração minúscula de tempo em que vivemos.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page