top of page

Amolando a enxada para o sucesso

Atualizado: 6 de jul. de 2020


Agora está na hora. Precisamos rever nossas estratégias, nosso planejamento e botar a mão na massa. Só querer não basta, afinal o acompanhamento daquilo que se realiza é a chave para as correções de rota rumo à realização daquilo que se tem como foco na empresa.


Boas ferramentas de gestão “on line” com indicadores de eficiência operacional e estratégica nortearão as suas decisões de forma muito mais assertiva.


Isso só também não basta, é preciso revisitar seu plano de comunicação, afinal aquilo que se define no Planejamento Estratégico ainda não é sabido por aqueles que o vão executar. E isso é realmente um problema.


Reuniões elucidativas, conversas francas com o seu time, pé no chão de fábrica, acompanhamento diário da equipe, sempre baseados na orientação da liderança, vão de fato fazer com que todos se responsabilizem por aquilo que será o sucesso desse plano.


Todavia, para se ter certezas sobre a comunhão de interesses de todos, é preciso que se declare incansavelmente a Missão e a Visão da empresa e que se vivam, experimentando os valores com os quais se devem conquistar esse futuro em equipe.


Essa receita de bolo é para quem já fez o bolo e ficou bom. É para líderes de verdade que se comprometem com dignidade para o plano de sustentabilidade da empresa, respeitando a construção de seus alicerces sobre rocha pura.


Quem é o colaborador que irá ter sucesso, viajando sem destino? E a empresa, cuja equipe não recebe motivação e mérito de seu líder, como avança?


Há que se permitir visitar sempre seus conceitos e suas convicções, lembrando que o cenário muda constantemente, oferecendo mais oportunidades e uma série de ameaças muitas vezes ocultas aos bons olhos do gestor. Ainda assim, internamente, aquilo que nos fortalecemos muitas vezes não é suficiente para essa batalha que nunca finda.


As dúvidas surgem a todo instante


Agindo como cirurgião, o líder de sucesso, exercitando com maestria a regência dessa orquestra, terá mais chance de eliminar os ruídos causados pelas incertezas, pelas maledicências e pelas inseguranças quanto ao destino de cada um nesse projeto.


Pense como seria ver a empresa crescendo, contratando mais pessoas de mais alto nível e o colaborador de 15 anos se sentindo esquecido, não pertencendo ao futuro. Ruim né?


E colaborador desmotivado e desmerecido é sinônimo de inércia. Inércia é contrária à ação, portanto o plano não rola.


O feedback ajuda muito nisso. Explique sobre a atitude e a consequência daquela ação e permita que o colaborador se encontre nessa questão da melhor forma.


Então a maneira correta de se orquestrar essa sinfonia de sucesso é propagar a Cultura da Empresa através de treinamentos e experiências que vinculem o exercício dos valores ao bem comum.


Aprender a ensinar ou ensinar a aprender?


Tanto faz, o que vale é a dinâmica da experiência comum a todos.


Um bom plano operacional com check lists de ações e compromissos deve ser uma ferramenta altamente eficaz no dia a dia da equipe. Saber o que fazer e perseguir esse objetivo, sempre engrandece as pessoas engajadas no projeto de sucesso. O acompanhamento sistêmico desses objetivos, faz com que todos se sintam realizadores, capazes de construir algo de bom e isso lhes será o presente do mérito. A satisfação pessoal, o reconhecimento e a gratidão.


Isso tudo e mais um pouco


Essa nova história de sucesso se constrói através da disseminação da cultura comum a todos, para todos e de todos.


E o líder de verdade irá se preocupar em saber se essa é uma verdade percebida por todos, conhecendo seus colaboradores e sabendo se estão felizes com o trabalho e ainda mais com o plano do qual participam. Afinal, alcançar o sucesso de um Plano Estratégico é tarefa que se cumpre sempre em conjunto.


Pense nisso!


Vamos amolar a enxada juntos porque vai ter muito mato seco pra cortar.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page